
Com base na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, para a organização curricular.
Proposta Pedagógica
O pressuposto teórico do Projeto centra-se na teoria sociointeracionista, a Escola Brincando e Aprendendo se concebe em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar e educar, procurando atender a criança de forma integral, cujas especificidades psicológicas, cognitivas, orgânicas, motoras, afetivas e sociais sejam estimuladas, com ações que respeitem a criança como um ser sócio-histórico e cultural, cuja aprendizagem se dá pelas interações entre a criança e seu entorno social, em uma perspectiva sociointeracionista, a qual tem como principais teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon que enfatizam a criança como sujeito social que faz parte de uma cultura concreta.
Para que possamos atingir aos objetivos propostos é necessário pensar em aspectos relacionados à prática pedagógica que explicitem condutas norteadoras da intervenção do professor em consonância com a concepção de ensino, de aprendizagem e de estudante adotados pela escola.


Compreendemos a criança e o jovem como:
O desenvolvimento das atividades na Educação Infantil envolve propostas contextualizadas que trazem algo significativo para a criança, favorecendo seu aprendizado. Diante disso, exploramos temáticas que oportunizam experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC: O eu, o outro e o nós/ corpo, gestos e movimentos/ Traços, sons, cores e formas/ Escuta, fala, pensamento e imaginação/ Espaço tempos, quantidades, relações e transformações.