A Escola Brincando e Aprendendo organiza a escolaridade em níveis, a partir da observação das etapas do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e conforme as diretrizes legais.
Rotina
A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.
Diversos tipos de atividades envolvem a jornada diária das crianças: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados – como o faz de conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos – os livros de histórias, a hora do cinema.
Para organizar essas atividades no tempo levamos em consideração três diferentes necessidades das crianças:
- Biológicas – relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene e à sua faixa etária;
- Psicológicas – que se referem às diferenças individuais como, o tempo e o ritmo de cada um;
- Sociais e histórico-culturais – que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida.
Faixa Etária
A partir de 1* ano de acordo com a faixa etária e o nível de desenvolvimento da criança, em conformidade com as diretrizes legais.
- Infantil I- a partir de 1 ano*
- Infantil II – 2 anos*
- Infantil III – 3 anos*
- Infantil IV – 4 anos*
- Infantil V – 5 anos*
Currículo
As experiências de aprendizagem que são contempladas no currículo:
- Linguagem
- Matemática
- Ciências Sociais e Naturais
- Artes Visuais (artes plásticas e artes cênicas)
- Formação Humana
- Língua Inglesa
- Musicalização (a partir de 6 meses)
- Cinema
- Biblioteca
- Brincadeiras e jogos brincantes
- Psicomotricidade (de 1 anos e 6 meses a 3 anos)
- Informática Educativa (a partir de 4 anos)
Projetos Permanentes
- Rotina com organização da vida diária: os recantos do espaço da sala de aula, construindo meios de cooperação, responsabilidades e coletividade.
- Nosso Meio ambiente: observar, cuidar e proteger o meio ambiente, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo a garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
- Literatura: Oportunizar para que a criança conheça importantes escritores da Literatura brasileira e universal conhecendo suas principais obras, a narrativa e biografias.
- Artes plásticas – Promover um ambiente de enriquecedor com os principais representantes das artes Brasileira e Universal.